Objetivos
Enquadramento:
Despertar o interesse das crianças para a importância de se adotarem comportamentos responsáveis que promovam um uso eficiente da energia elétrica em diferentes contextos.
Se as campanhas de sensibilização realizadas junto do publico em geral para o uso eficiente da energia tem vindo, gradualmente, a demonstrar resultados positivos é junto do público mais jovem, e, principalmente das crianças que os resultados tendem a ser mais interessantes, pois além de contribuírem para a formação de uma consciência energética indutora da tomada de decisões e da adoção de comportamentos mais racionais no consumo de energia elétrica ao longo da vida.
Tendo por base esta ideia, com a medida proposta pretendem-se atingir os seguintes objetivos:
Objetivos Mensuráveis:
- Desenvolver e disponibilizar na televisão ou em canais web 8 filmes animados exemplificativos de boas práticas no consumo de energia elétrica, especialmente desenvolvidos para crianças dos 6 aos 10 anos.
- Atingir pelo menos as 50.000 visualizações dos filmes animados nos canais web.
- Realizar 100 ações de sensibilização em escolas/agrupamentos escolares espalhados pelo país.
- Garantir que pelo menos 75% das ações de sensibilização são realizadas em escolas/agrupamentos escolares situados em zonas do país com maiores níveis de infoexclusão (zonas com maior proporção de agregados familiares sem acesso à internet).
- Envolver pelo menos 2.500 crianças nas ações de sensibilização a realizar.
- Ter pelo menos 250 escolas a participar no concurso do cartaz e pelo menos 120 escolas no concurso do vídeo.
Objetivos Não Mensuráveis:
- Introduzir uma abordagem à temática da eficiência energética diferenciadora para as crianças, associando personagens e músicas ao material promocional, didático e pedagógico a criar, conferindo coerência e maior atratividade à ”mensagem” a transmitir.
- Sensibilizar as crianças para o uso da energia em casa e na escola, disseminando princípios, valores e práticas de eficiência energética na educação e aprendizagem.
- Contribuir para a dinamização nas escolas (no caso específico escolas/turmas do 1º ciclo), de atividades lúdicas e pedagógicas relacionadas com a sustentabilidade e eficiência energética.
- Desenvolver um projeto integrado que por força do impacto que as personagens e músicas a criar possam vir ater junto das crianças, possa desencadear todo um conjunto de iniciativas pós projeto, que façam com que os impactos/benefícios da medida se prolonguem por vários anos após conclusão da mesma.
- Contribuir para a formação de uma consciência energética nas crianças, com recurso a uma comunicação baseada em situações do dia-a-dia e em regras práticas de fácil interiorização a aplicação.
- Contribuir para que o público mais jovem seja o motor de mobilização e motivação para verdadeiras mudanças na sociedade ao nível dos comportamentos no consumo de energia elétrica.
- Contribuir para a prossecução da realização de medidas de sensibilização para o uso eficiente da energia direcionadas a crianças, complementando e dando continuidade a anteriores medidas/projetos do mesmo âmbito já desenvolvidos por outras entidades.
- Contribuir para o desenvolvimento de uma consciência e uma atitude pró-ativa das crianças, estimulando o seu envolvimento na criação de soluções para p problema da eficiência energética, envolvendo nesse percurso as comunidades escolares e a família.
- Apoiar e fomentar o surgimento de outros trabalhos no mesmo âmbito através de divulgação e comunicação pró-ativa da execução da medida, bem como da disponibilização gratuita dos recursos/ferramentas desenvolvidas e resultados obtidos.