Vamos aprender com algumas histórias do Ventoinhas e dos seus amigos.
Se quiseres podes descarregar as histórias para leres em qualquer lado.
Nota: imprime só caso não possas ler num computador ou tablet.
Estava um dia solarengo na escola onde estuda um grupo de amigos muito especial: a Anita, o Vasco, a Joana, a Renata, o Eric, o Pedro e as irmãs gémeas Lara e Mara.
Ventoinhas, o fiel amigo do recreio e sábio conselheiro do grupo, estava como todos os dias no pátio da escola, aproveitando a brisa dessa tarde de primavera para produzir energia.
TRIIIIM!!!
Toca a campainha do intervalo e o Ventoinhas sorri, pois sabia que os seus amiguinhos viriam brincar com ele.
Os amiguinhos gostam de brincar à apanhada junto do Ventoinhas e todos os dias recebem conselhos e curiosidades sobre a poupança de energia do amigo.
Hoje o Ventoinhas tem uma história sobre a produção de energia em Portugal.
- Olá meninos, têm seguido os meus conselhos sobre a poupança de energia? - perguntou o Ventoinhas.
A Mara, sorridente, disse logo:
- Agora todos os dias de manhã abro as cortinas do meu quarto para entrar a luz natural.
A Anita complementou:
- E eu todos os dias apago as luzes da TV e do DVD no botão e na extensão. Também fui eu que apaguei a luz da nossa sala de aula antes de sairmos para o intervalo.
O Ventoinhas ficou orgulhoso pelo entusiasmo demonstrado em seguir os conselhos que lhes tinha dado.
Como o interesse das crianças era tal, o Ventoinhas decidiu partilhar mais algumas curiosidades:
- Amigos, hoje tenho uma curiosidade para vos contar. É sobre a energia renovável eólica.
Sabem que no ano de 2017 quase metade de toda a energia consumida em Portugal foi a energia eólica? 47,6% para ser preciso. O que significa que, juntamente com outras energias renováveis, mais de metade de toda a energia que vocês consumiram em vossas casas foi produzida sem qualquer impacto no nosso meio ambiente, não o poluindo.
Se todos os meninos e meninas da vossa idade e as respetivas famílias praticarem os hábitos de poupança de energia que vocês já têm, esta percentagem vai aumentar todos os anos, porque se pouparmos mais energia teremos cada vez mais energia consumida produzida pelas energias renováveis. E isso é uma excelente notícia! - concluiu o Ventoinhas.
A Mara concordou.
- Vou já dizer ao meu pai que adora contar aos amigos estas curiosidades.
O Eric animado perguntou ao Ventoinhas:
- Podemos fazer alguma atividade para que todos os alunos da escola pudessem cativar os pais, familiares e vizinhos?
- Excelente ideia Eric! - disse o Ventoinhas radiante com a ideia.
Entusiasmados com a ideia de poupar energia, decidiram em conjunto criar o “Dia da Energia” na escola e organizar atividades com todos os alunos, professores e funcionários.
Dividiram-se em grupos, ficando cada grupo responsável por organizar um atelier para o “Dia da Energia”. O atelier do cartaz foi destinado à Anita e à Joana que irão desenvolver cartazes juntamente com outros alunos da escola, para colocarem nas salas de aula e ninguém se esquecer de desligar os equipamentos e as luzes nos intervalos e no final de cada dia.
- Eu adoro fazer montagens em papel! - disse radiante a Anita.
A Renata ficou responsável por falar com todos os professores e funcionários da escola para não se esquecerem das “Medidas de Poupança de Energia”, explicando a importância de o fazerem na escola e em casa.
- Vou já fazer uma lista destas medidas para distribuir e explicar a toda a gente! - exclamou a Renata - Ajudas-me Ventoinhas?
- Claro que sim, Renata! - respondeu orgulhoso o Ventoinhas.
As gémeas Lara e Mara ficaram responsáveis de fazerem vídeos com todos os erros que se cometem diariamente para contrapor às boas práticas e medidas de poupança de energia , juntamente com outros grupos de alunos da escola.
- Vai ser tão divertido! - concordaram as irmãs.
- E esses vídeos irão passar uma vez por semana na escola, no pavilhão principal, para que todos possam ver e não se esqueçam dos bons hábitos! - disse o Ventoinhas.
- O Eric, o Pedro e o Vasco vão ser os fiscais da energia! - disse o Ventoinhas a estes 3 amigos, - OK? No final de cada dia vão verificar se os equipamentos das salas de aula estão desligados.
Alinhados e empolgados responderam:
- Ao serviço, Capitão Ventoinhas!
O Ventoinhas ficou muito contente com as tarefas que os seus amiguinhos organizaram e orgulhoso pelo entusiasmo que lhes tinha passado, dando os parabéns a todos pelo brilhante trabalho:
- Meninos, vocês já são ENERKIDS! Vamos divulgar e ensinar todos os que pudermos, para que na nossa escola e em todas as escolas possamos ser todos ENERKIDS. Um ENERKID realizado é um ENERKID poupado... Vamos trabalhar… Porque a vida é uma poupança e quem poupa por gosto não se cansa.
- FIM -
Descarregar História:
O Ventoinhas no Pátio da EscolaTeresa e Henrique são os pais da nossa amiga Renata.
Após uma sexta-feira de atividades na escola sobre Poupança de Energia, sábado pelas nove da manhã, Renata acordou feliz e com uma vontade enorme de ajudar os pais a fazer a limpeza, como é hábito da família todos os sábados.
Teresa achou estranho o interesse da filha em ajudar nas tarefas domésticas e enquanto tomavam o pequeno almoço, conversavam sobre poupança de energia.
- Renata, porque acordaste com vontade de fazer limpeza? - perguntou intrigada Teresa.
- Ontem na escola a minha professora falou-nos sobre a poupança de energia e estivemos a fazer várias atividades para percebermos como devíamos poupar. E hoje acordei com vontade de experimentar e usar estes conselhos. - respondeu a Renata.
- Muito bem Renata, vamos tomar o pequeno-almoço para termos forças suficientes para limparmos a casa e poupar essa energia toda que falas. - disse Teresa.
Renata acrescentou:
- Sim, mãe, estou com muita vontade! Sabes, a professora também falou no micro-ondas e na torradeira. Disse-nos que podíamos aquecer mais do que uma caneca de leite no micro-ondas e que podíamos fazer duas torradas ao mesmo tempo.
Orgulhosa, a mãe da nossa amiga Renata concordou:
- É verdade Renata. Se cada vez que for necessário um eletrodoméstico tivermos sempre o cuidado de o usar na sua capacidade máxima estamos a poupar energia e sobretudo a proteger o nosso ambiente.
Durante o pequeno-almoço, Teresa e Renata continuaram a conversa sobre as diferentes formas de poupança de energia elétrica e Renata contou à mãe tudo o que aprendeu. Renata começou por falar da energia fantasma, explicando à mãe que havia muitos eletrodomésticos que estavam sempre ligados às tomadas e não era preciso, tais como, a máquina do café, o micro-ondas, a televisão, o rádio, os computadores, os carregadores dos telemóveis e dos tablets, entre outros.
Muito concentrada e entusiasmada, Renata foi com a mãe verificar todos os aparelhos que tinham em casa nestas condições e verificaram que a maioria estavam ligados nas tomadas.
Teresa, um pouco surpreendida, começou por desligar a TV, a aparelhagem, a BOX e o DVD na sala, mas comentou com a Renata que quando quisesse ligar a TV tinha que pedir a um adulto para ligar, pois ela ainda era pequena para mexer nas tomadas!
- Mãe, não é preciso pedir a um adulto! Compramos uma extensão com um botão, assim eu consigo ligar e não apanho nenhum choque!
- Boa ideia Renata! Vamos pedir ao pai para ir comprar as extensões, assim alteramos em todos os locais onde temos muitos equipamentos ligados. Desta forma vai-se tornar mais simples desligar os equipamentos e poupar energia.
- Vamos continuar mãe, ver onde podemos poupar mais.
Renata continuou a verificar todas as tomadas e os equipamentos que nelas estavam ligados, escolhendo com a mãe aqueles que se podiam desligar e aqueles que não.
A tarefa mais complicada foi quando chegaram à cozinha.
- Mãe! Na cozinha temos tantos equipamentos! - disse surpreendida.
- Tens razão! A cozinha é a divisão da casa que mais eletrodomésticos tem. Aqui temos de ter em atenção, pois não podemos desligá-los todos.
- Eu sei mãe! O frigorífico é um dos eletrodomésticos que tem de estar sempre ligado para manter os alimentos frescos, assim como o congelador. A minha professora disse-nos para não abrirmos muitas vezes a porta, para tirar o que queremos de uma vez só e para não colocarmos alimentos quentes, pois assim o frigorífico vai ter de se esforçar mais para arrefecer os alimentos gastando mais energia!
A Renata estava com um ar de felicidade, pois conseguiu analisar todas as formas de poupar energia e explicar à mãe tudo o que aprendeu no dia anterior.
Mas Renata e Teresa esqueceram-se…
- Renata! Ainda não começámos a fazer a limpeza e já são horas de almoço! Para pouparmos energia atrasámos tudo cá em casa! - disse preocupada a mãe.
- Não faz mal mãe, dividimos as tarefas e vais ver que conseguimos limpar a casa toda no instante. Fazes batata frita para o almoço para eu ficar com muita energia?
- Faço sim filha, hoje mereces um miminho.
No final do dia a Renata e a mãe estavam cansadas e sem energia para estender a roupa que estava na máquina, mas carinhosamente Renata pediu ajuda ao pai para irem estender a roupa no estendal e a mãe pudesse descansar um bocadinho.
Renata aproveitou o tempo com o pai para lhe contar tudo o que fez com a mãe e explicar-lhe as formas mais fáceis de poupar energia.
Henrique ouviu com atenção tudo o que a filha lhe disse, mas Renata esqueceu-se de uma tarefa importantíssima: verificar as lâmpadas!
Em conversa com a filha, Henrique referiu a importância de trocar as lâmpadas incandescentes pelas LED, explicando que as lâmpadas LED têm um tempo de vida superior às incandescentes, gastam menos energia e são resistentes ao choque.
Renata, com um sorriso nos lábios, acabou o dia com a sensação de missão cumprida. E os pais, orgulhosos pelos ensinamentos dados pela própria filha, decididos a fazerem todas as dicas de poupança discutidas com a Renata.
- Filha! - disse Henrique - Tu és uma ENERKID.
- Obrigado, Pai! - respondeu sorridente a Renata - E vocês são os meus ENERPAIS. Adoro-vos!
- FIM -
Descarregar História:
Dia de limpezaEra ainda noite quando Catarina, a mãe de Eric, acordou o petiz que estava a viver um sonho incrível.
- Acorda Eric, vamos despachar-nos! Hoje é o primeiro dia de férias! Ainda temos que tomar banho, comer o pequeno-almoço e levar as últimas coisas para o carro!
Eric viu o sonho ser interrompido e ficou triste, por isso resmungou com a mãe:
- Mas... Porque é que me acordaste?
Então Catarina lembrou Eric que era o dia em que partiam para as merecidas férias e se iriam divertir muito.
Entusiasmado com a ideia de ir para a praia, Eric levantou-se imediatamente e começou a contar o sonho que tinha tido à mãe. Era sobre cavaleiros e princesas que viviam em castelos de areia junto ao mar e que sempre que a maré subia se transformavam em golfinhos e sereias como nos mais belos contos de histórias…
- Percebes porque é que eu não queria que tu me acordasses?
É que assim não vou poder ver mais os golfinhos e as sereias… e fico muito triste!
Catarina, que adorava o traquinas, disse-lhe:
- Querido era apenas um sonho e há uma coisa que podemos fazer de verdade que é construir muitos castelos na areia, como fizemos no ano passado.
Eric lembrou-se então das férias do ano anterior, em que por sorte se encontrou com a sua amiga Anita na mesma praia, e de todas as aventuras que viveu.
Tinha brincado muito e construído os mais belos castelos.
- Mãe, onde é que estão os meus brinquedos? Não te esqueças dos meus baldes e pás, quero fazer o maior castelo do mundo!
Eric estava entusiasmado e contrariamente a todos os outros dias depois de tomar banho, foi o primeiro a vestir-se e como habitualmente ajudou os pais a preparar o pequeno-almoço.
Mas estava tão empolgado que se esqueceu de desligar as luzes do quarto, quando o seu pai, Bruno acabou de comer e viu as luzes ligadas, chamou-o imediatamente e perguntou-lhe:
- Eric, mas o que é que fazem as luzes do teu quarto ligadas? Vou retirar dinheiro do teu mealheiro para pagar a conta da luz?
Eric que percebeu que tinha errado dirigiu-se rapidamente ao seu quarto para desligar as lâmpadas e pediu ao pai para lhe perdoar.
- Ok, eu perdoo-te e não te retiro dinheiro do mealheiro, mas é a última vez que te aviso! - disse Bruno a sorrir.
Eric sentiu-se aliviado e disse ao pai:
- Pai, és o melhor pai do mundo!
Agora que já todos estavam prontos, o pai do Eric disse que era a hora de partir, pois tinham pela frente uma longa viagem.
Estava a fechar a porta quando Ventoinhas o interrompeu e lhe disse:
- Esperem, ninguém pode partir. Esqueceram-se de coisas muito importantes!
Ansioso por partir, Eric perguntou:
- Mas afinal o que é que esquecemos?
Então Ventoinhas mostrou um ar descontente e disse:
- Em primeiro lugar não desligaram a luz da arrecadação onde estavam as bicicletas, o que é uma falha grave.
E prosseguiu:
- Deixaram o computador ligado sem que alguém vá estar em casa nos próximos 15 dias! Nem sequer desligaram as fichas dos eletrodomésticos. Tu sabias que os aparelhos ligados em standby (modo de espera) também consomem energia? E finalmente a box da televisão e internet também está em standby. Por isso, além de só poderem sair quando resolverem todos estes problemas, decidi ir convosco de férias, pois caso contrário irão desperdiçar muita energia.
- Viva papá, viva! O Ventoinhas vem connosco para a praia!
Durante a viagem Eric começou por cantarolar com a mãe e em seguida fez vários jogos com o pai e com o Ventoinhas até que adormeceu!
- FIM -
Descarregar História:
O Ventoinhas foi de fériasEra sábado e como quase todos os sábados a família da Renata faz as compras mais importantes da semana.
Além dos vegetais frescos e da fruta da época era o dia em que se compravam os ovos, a carne, o peixe, o queijo e até a mercearia.
Renata, que tem o sonho de ser bailarina e aproveita todos os momentos para ensaiar uns passos de dança, acompanhava os seus pais na realização das compras e claro que rodopiava no meio das lojas, corria e saltava junto às bancas do mercado e aproveitava para fazer todas as perguntas que durante a semana não conseguia fazer aos pais sempre ocupados com os afazeres profissionais.
Às vezes Renata sentia-se sozinha e por isso inventava personagens imaginários com os quais falava ao mesmo tempo que ora dava beijos às suas bonecas, ora lhe dava uma valente sova!
Teresa, a mãe de Renata, ocupava-se tanto com os casos problemáticos a nível social que lhe surgiam diariamente no seu gabinete de assistente social, que não raras vezes chegava a casa sem paciência para brincar com a filha e deixava-a horas diante da TV ou do computador.
Renata era por tudo isto e quem sabe por feitio próprio uma menina refilona, mas que quando lhe davam atenção mais parecia um docinho. Renata tinha um gosto especial pela dança, a música ou a ginástica e adorava participar nas actividades de bricolage do pai.
Este sábado era um sábado especial!
Henrique, depois de se aperceber do elevado valor da fatura elétrica, resolveu finalmente meter mãos à obra para poupar energia.
Por isso a ida ao mercado foi mais rápida e depois de passar na charcutaria, a família Parente foi a uma loja que Renata não conhecia – a Drogaria Estrela – o que sendo uma novidade deixou Renata entusiasmada.
Ao entrar Renata ficou deslumbrada com os móveis, com balanças que usavam pesos de metal, com frascos com pó de muitas cores, com fitas e redes e com mata-moscas de plástico, como o que viu na casa da sua avó.
O pai perguntou ao senhor Orlando se tinha fita para calafetar portas e janelas e a pequena quis logo saber para o que servia essa fita. Henrique disse-lhe que era para evitar fugas de calor no inverno e entrada de calor no verão o que reduziria o consumo do aquecimento central e do ar condicionado, mas Renata já estava a imaginar colar a fita adesiva na boca da sua boneca Dora para esta se calar!
Ao entrarem na loja dos electrodoméstico Renata viu a professora Justina e correu para ela dando-lhe um beijo.
E, pouco depois, quando o pai estava a escolher um frigorífico novo, Renata lembrou-se da última lição da escola e disse ao pai para ver a etiqueta com muitas cores. A professora Justina, que estava por perto, segredou a Renata que se chama etiqueta energética e se deve comprar o modelo A+++.
Ao perceber que o pai e a mãe tinham escolhido um frigorífico modelo A+++, Renata disse:
- Boa, pai! Esse é o melhor!
Entretanto Renata viu Ventoinhas ao fundo da loja a levantar-lhe o dedo polegar e ficou radiante.
Ventoinhas tinha andado toda a manhã próximo de Renata e dos pais, mas esta só o viu na loja de electrodomésticos.
Renata estava contente com o novo frigorífico e ainda ficou mais contente quando o pai disse que iria comprar uma nova máquina de lavar roupa. Nesse momento não resistiu em fazer uma pirueta no ar e quase caía.
Ventoinhas percebeu que era importante ajudar a sua amiga e por isso apareceu dizendo à família que além de comprarem novos electrodomésticos mais económicos tinham que:
Renata que já tinha dito ao pai ter um amigo chamado Ventoinhas, pôde finalmente provar que este existia e era verdadeiro.
- Estás a ver pai, é o meu amigo Ventoinhas!
Foi um sábado fantástico para Renata!
- FIM -
Descarregar História:
Dia de compras